“É como se a realidade estendida, XR, fosse uma forma de ampliar a realidade física em que vivemos”, disse Graf à Reuters enquanto apresentava o “Netz”, seu instrumento virtual tocado por meio de um fone de ouvido de realidade aumentada que rastreia gestos para criar resultados correspondentes, como notas ou acordes.

Embora a presença da IA na produção musical remonte à década de 1950, os recentes avanços revolucionários na IA generativa, com robôs agora fazendo música como estrelas pop digitais, dividem opiniões no setor.

Popularizada no ano passado pelo sistema de linguagem ChatGPT, a IA generativa é capaz de criar conteúdo, incluindo sons originais, letras ou músicas inteiras, mas os artistas geralmente usam IA mais simples para aprimorar seu som. O cantor e compositor de rock alternativo do Reino Unido YUNGBLUD disse à Reuters que acredita que a IA pode ajudar sua música a ir “para outra direção”.

Outros músicos temem que a tecnologia possa ir longe demais. “Acho que se você precisa de IA para me ajudar a escrever uma música…isso não é legal”, disse Amy Love, da dupla de rock alternativo Nova Twins, referindo-se às vozes dos artistas geradas artificialmente e acrescentando que o uso de vozes de artistas mortos “não é bom”.

Em novembro, os Beatles lançaram “Now and Then”, anunciada como sua última música e com a voz de John Lennon extrapolada com IA de uma gravação antiga. A Warner Music disse em novembro que estava fazendo uma parceria com o espólio da falecida cantora francesa Edith Piaf para recriar sua voz usando IA.

Embora as gravadoras e as empresas de streaming façam parcerias para comercializar a tecnologia, muitos especialistas afirmam que a IA levanta preocupações legais e éticas.



Fonte – Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao navegar no site ,você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência e os termos da GDPR (LGPD) Conheça nossa Politica de Privacidade 
Ola Podemos te ajuda
Podemos Te Ajudar ?
SEJA BEM VINDO
Ola nos do Grupo Eco estamos muito fefiz por voçê estar aqui no que posso Ajudar ?