Os chips personalizados da Apple, que usam tecnologia da Arm Holdings, têm oferecido aos Macs uma vida útil de bateria melhor e, para algumas tarefas, melhor desempenho do que as máquinas que usam o sistema operacional da Microsoft, o Windows.
“A boa notícia aqui é que parece haver novamente um ambiente competitivo para chips de PC e Mac”, disse Ben Bajarin, presidente-executivo e analista da Creative Strategies, acrescentando que os fabricantes de computadores estão correndo para oferecer máquinas capazes de realizar tarefas de inteligência artificial, como gerar texto e imagens.
Na Apple, os Macs geraram 40,18 bilhões de dólares em receita no ano fiscal de 2022, ou cerca de 11% de sua receita. Embora isso represente um aumento de 14% em relação ao ano fiscal anterior, as vendas neste ano desaceleraram, assim como o restante da indústria de PCs, que sofreu uma queda pós-pandemia.
Bajarin e outros analistas também esperam que a Apple lance nesta segunda-feira um novo chip chamado M3, possivelmente com algumas variantes para melhor desempenho. Mas ainda não estava claro em quantos modelos a Apple colocará o novo chip.