Por João Paulo Couto.

A Inteligência Artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT) e o 5G são três tecnologias que, juntas, podem causar uma revolução em diversos setores da sociedade. Elas se complementam e se potencializam, abrindo novas possibilidades de inovação, produtividade e sustentabilidade. Em uma analogia, pense nestas ferramentas como partes elementares de um sistema tão complexo quanto o corpo humano que juntas funcionam em perfeita sintonia.

A IA é o cérebro por trás dessa convergência tecnológica, sendo capaz de processar grandes volumes de dados em tempo real, extrair insights significativos e tomar decisões autônomas.

A IoT é o corpo desta união digital. Ela consiste na conexão de objetos físicos à internet, permitindo que eles se comuniquem entre si e com os usuários. A IoT pode gerar benefícios como economia de energia, otimização de processos, monitoramento remoto, entre outros.

O 5G é o sangue, que assim como no corpo humano, conecta e distribui informações essenciais para o seu funcionamento. A nova geração de telefonia móvel oferece velocidade, estabilidade, escala, baixa latência e capacidade de tráfego de dados muito superiores às anteriores. O 5G é essencial para viabilizar a conectividade massiva e a qualidade da transmissão de dados entre os dispositivos de IoT e as plataformas de IA.

IA, IoT e 5G.A inteligência artificial, a internet das coisas e o 5G se complementam e potencializam resultados.

Quais os benefícios da junção da IA, IoT e 5G?

A combinação dessas três tecnologias pode trazer impactos positivos para diversos setores da sociedade, como:

Saúde

Com a IA, a IoT e o 5G, é possível realizar cirurgias à distância, com auxílio de robôs, além dde monitorar a saúde dos pacientes em tempo real, diagnosticar doenças com precisão, entre outras aplicações.

Indústria

Há também a criação de fábricas inteligentes, que se adaptam à demanda, otimizam a produção, reduzem os custos, aumentam a segurança, entre outras vantagens.

Mobilidade

É possível desenvolver sistemas de transporte inteligentes, que integram veículos autônomos, semáforos, câmeras, sensores, entre outros elementos, para melhorar o fluxo, a segurança e a sustentabilidade do trânsito.

Cidades

Neste âmbito essas ferramentas viabilizam o desenvolvimento das cidades inteligentes, que utilizam dados e tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, oferecendo serviços públicos eficientes, seguros e inclusivos.

Esses são apenas alguns exemplos do potencial da convergência de tecnologias que está em curso. No entanto, para que ela se concretize, é preciso enfrentar alguns desafios, como:

  • Infraestrutura: para que o 5G funcione adequadamente, é preciso instalar antenas e equipamentos compatíveis com a nova tecnologia, o que demanda investimentos e planejamento;
  • Regulamentação: para que a IA e a IoT sejam utilizadas de forma ética, responsável e segura, é necessário estabelecer normas e leis que regulam o uso, a proteção e a governança dos dados e das tecnologias;
  • Educação: ao passo que a tecnologia evolui deve ser acompanhada de novas formas de capacitação, a fim de que o público seja capaz de compreender, utilizar e criar soluções baseadas em IA, IoT e 5G.

Sendo assim, a convergência de tecnologias que promete mudar o mundo é uma realidade cada vez mais próxima, mas que exige preparação e colaboração de todos os envolvidos. O futuro está sendo construído agora, e nós podemos fazer parte dele.

Porém, ao integrar essas tecnologias, é importante garantir a segurança dos dados e a conformidade com regulamentações, além de considerar questões éticas relacionadas ao uso de IA e dados pessoais.

****

João Paulo Hentschel Couto é CEO da Myio, scale-up carioca especializada na medição e gestão de ativos de atuação remota por meio da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês).

Fonte – Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao navegar no site ,você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência e os termos da GDPR (LGPD) Conheça nossa Politica de Privacidade 
Ola Podemos te ajuda
Podemos Te Ajudar ?
SEJA BEM VINDO
Ola nos do Grupo Eco estamos muito fefiz por voçê estar aqui no que posso Ajudar ?